divulgacao-cientifica, entrevista, noticia

Pesquisa desenvolvida no Super é indicada ao Prêmio Capes de Teses

A tese foi desenvolvida pelo ex-bolsista de doutorado, Filipe Dwan

A tese “Towards AI-human hybrid online judges to support decision making for CS1 instructors and students” foi indicada na 19ª edição do Prêmio CAPES de Tese na área de Computação.

A pesquisa foi elaborada pelo ex-bolsista do projeto Super, Filipe Dwan Pereira, orientada pela professora do Super Elaine Harada Teixeira de Oliveira, com apoio dos coorientadores David Braga Fernandes de Oliveira e Alexandra Iona Cristea.

Conversamos com Filipe, acerca de sua experiência elaborando a tese, e a respeito da indicação, e ele nos relatou que: “A colaboração com uma ampla rede de pesquisadores também foi essencial para que eu pudesse evoluir como pesquisador durante o doutorado. Através dessa rede, eu consegui trocar ideias, discutir abordagens inovadoras e receber feedback valioso de pesquisadores de diferentes partes do mundo.”

O ex-bolsista de doutorado do Projeto Super também destacou a importância do projeto em sua trajetória: “O apoio fornecido por este projeto em várias frentes, incluindo financiamento, acesso a recursos tecnológicos avançados e oportunidades de colaboração, foi fundamental para impulsionar o progresso nessa pesquisa. Isso não apenas acelerou o trabalho, mas também permitiu que nós abordássemos desafios complexos com uma perspectiva interdisciplinar e orientada para aplicações e resultados que pudessem ser avaliados e implementados”

“Foi extremamente gratificante receber a notícia de que a minha tese de doutorado, conduzida com todo esse apoio supracitado, está entre as três primeiras do Brasil na área de Ciência da Computação. Creio que essa foi uma conquista extraordinária para mim, meus orientadores, colaboradores e todas as partes envolvidas. Esse reconhecimento valida nosso esforço, dedicação e paixão que investimos ao longo dessa jornada de pesquisa”. Destacou Filipe a respeito da indicação.

Sobre o prêmio

Essa premiação reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com critérios de originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, inovação e outros critérios.

A indicação já é um grande reconhecimento. Parabéns Filipe, profa. Elaine e a todos os professores colaboradores!

O projeto Super está na torcida para que a tese seja a grande vencedora!