O que é o SUPER?

É um projeto de capacitação e pesquisa que envolve 11 cursos de graduação da UFAM. No campus de Manaus os cursos envolvidos são: Ciência da Computação, Engenharia Elétrica (Eletrônica, Telecomunicações e Eletrotécnica), Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Design. Já no Campus de Itacoatiara os cursos são Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Engenharia de Software.

O SUPER está sendo desenvolvido em três unidades acadêmicas da UFAM:

  • Instituto de Computação (IComp);
  • Faculdade de Tecnologia (FT);
  • Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET)

E em um órgão suplementar:

  • Centro de Tecnologia Eletrônica e da Computação (CETELI).

Também conta com a colaboração de outras unidades acadêmicas da UFAM:

  • Instituto de Ciências Exatas (ICE);
  • Faculdade de Letras (FLet);
  • Faculdade de Psicologia (FAPSI);
  • Faculdade de Informação e Comunicação (FIC).
External image

Perspectivas de Atuação do Projeto

Visando contribuir para a contínua melhoria da qualidade dos cursos de graduação envolvidos neste projeto, o SUPER está pautado em quatro diferente perspectivas.

Discentes
Discentes

Uma formação avançada em tecnologia requer conhecimentos sólidos nas disciplinas básicas e técnicas, além de conhecimento em inglês e habilidades socioemocionais.

Infraestrutura
Infraestrutura

Pensada para atender as demandas da capacitação com implantação e modernização de laboratórios para apoio à formação e desenvolvimento de projetos.

Docentes
Docentes

Professores e professoras precisam ser altamente capacitados e engajados, para que possam prover formação de qualidade aos(às) alunos(as) e orientação técnica nos projetos.

Sociedade
Sociedade

A sociedade receberá um número maior de profissionais capazes de colaborar com o desenvolvimento econômico do estado e com a diminuição do déficit de mão de obra.

Objetivos Específicos do Projeto

Visando seu objetivo geral de estimular o ensino e a pesquisa nas áreas tecnológicas visando uma evolução contínua dos(as) estudantes e da sociedade como um todo, o projeto SUPER contempla os seguintes objetivos específicos:

1) Contribuir para o atendimento da forte demanda por profissionais capacitados para desenvolvimento e inovação em Informática e Engenharia na região, particularmente para os institutos de pesquisa e desenvolvimento que estão sob a égide da lei de informática, bem como para as empresas do Polo Industrial de Manaus e empresas de inovação tecnológica (startups).

2) Contribuir para a contínua melhoria da qualidade dos cursos de graduação envolvidos no projeto por meio de recursos de custeio, infraestrutura de laboratórios, desenvolvimento de soluções computacionais, bolsas para alunos(as), professores(as) e equipamentos.

3) Formar profissionais que tenham um conjunto de habilidades que se aproxime mais das necessidades do mercado através de uma formação complementar.

4) Atualizar professores(as) em técnicas de ensino e aprendizagem, bem como em aspectos técnicos e de pesquisa.

5) Diminuir a evasão nos cursos de graduação envolvidos através do aumento de disponibilidade de bolsas e dos métodos de ensino.

6) Realizar capacitações em habilidades socioemocionais para que os discentes consigam superar as dificuldades acadêmicas e sociais bem como para se prepararem para os desafios do mercado de trabalho.

7) Possibilitar que pessoas com deficiência possam receber a capacitação a partir da adaptação de laboratórios bem como do ensino de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais – aos professores.

8) Favorecer um ambiente acolhedor e inclusivo para as alunas pois estas, muitas vezes, têm dificuldades em permanecer em cursos majoritariamente formados por homens.

9) Incentivar a prática de pesquisa através da iniciação científica de alunos(as) de graduação.

10) Associar a formação da graduação com o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação envolvendo alunos(as) de mestrado e doutorado.

External image