divulgacao-cientifica, mulheresemsteam

Task Mulheres em Steam tem pôster aceito no congresso internacional WomENcourage

O pôster tem o tema “Iniciativas para minimizar a evasão feminina nas áreas de Steam na Universidade Federal do Amazonas”

A task Mulheres em Steam, do projeto Super, teve um pôster aceito no congresso internacional WomENcourage. A trajetória em busca desse feito, iniciou-se em abril deste ano, quando a task teve a oportunidade de apresentar-se no workshop Wonders (Workshop on diversity in STEAM). O workshop faz parte de um projeto que visa promover a excelência na prática de Engenharia de Software, vinculando pesquisa de alta qualidade e educação de futuros pesquisadores da Noruega e do Brasil, e é uma parceria com a NTNU (Norwegian University of Science and Technology).

A representante da Task Mulheres em Steam, Natalia Rufino, teve a oportunidade de falar acerca das atividades desenvolvidas por ela e outras bolsistas, além de compartilhar com o público presente informações a respeito do projeto Super e as ações desenvolvidas no mesmo.

Após isso, com o apoio da professora dra. Tayana Conte, do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp – UFAM), as bolsistas da task submeteram um pôster para participação no congresso internacional womENcourage. O pôster da task, que teve como tema “Iniciativas para minimizar a evasão feminina nas áreas de Steam na Universidade Federal do Amazonas”, foi aceito no congresso.

O trabalho foi desenvolvido pelas ex-bolsistas do Super Ariel Nunes, Maria Vitória Nascimento, Natália Rufino, Ruth Aguiar e Thailane Pereira. Além disso, também contou com o apoio das professoras Inês Padilha, Fabíola Nakamura e Tanara Lauschner.

O congresso womENcourage é uma forma de conectar as pessoas da área da computação e áreas correlacionadas. A ideia é reunir mulheres de diferentes origens, personalidades e ambições para trocarem conhecimentos e experiências, para falarem sobre os trabalhos que desenvolvem.

Segundo a integrante do projeto, Natalia Rufino, a aceitação do pôster significa muito: “Foi simbólico e refletiu os meses de trabalho intenso que tivemos à frente da task. Ficamos surpresas com o quão longe podemos chegar seguindo nosso propósito de incentivar a presença de mais mulheres na tecnologia. Acredito que há espaço para a task alcançar novos voos”

O projeto Super parabeniza a todas as super mulheres envolvidas nesse trabalho.

Ficou interessado? Confira o pôster no link:

Sobre a Task Mulheres em Steam

O projeto Mulheres no STEAM da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) incentiva a comunidade acadêmica a construir um ambiente mais inclusivo por meio da elaboração de ações que inspirem as mulheres dos cursos de tecnologia a serem vozes ativas em suas jornadas. Um dos objetivos da Task é reduzir o abandono das mulheres nesses cursos.

Atualmente, a Task é coordenada pela profa. Inês Padilha ( antes a Profa. Fabíola Nakamura) e conta com a colaboração de bolsistas de várias áreas. As integrantes planejam e realizam atividades diversas, tais como rodas de conversa e depoimentos de alunas. Entre as ações desenvolvidas também estão a publicação de newsletters e ações no Instagram, entrevistas, rodas de conversa e encontros mensais para criar espaços saudáveis e seguros para discussões de gênero na UFAM.

Essa atividade faz parte de um projeto maior chamado SUPER. O SUPER (Projeto SAMSUNG- UFAM para Educação e Pesquisa) nasceu de uma parceria entre a UFAM e a Samsung Eletrônica da Amazônia em 2020.