divulgacao-cientifica, noticia

Pesquisa busca método mais rápido para diagnosticar Mal de Parkinson

Pesquisa estuda método mais rápido para diagnosticar o Mal de Parkinson por meio da Inteligência Artificial. O estudo é desenvolvido por estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sob a coordenação do pesquisador Cícero Costa Filho, do Projeto Super. Desenvolvido em parceria com a Samsung, o projeto temo objetivo estimular a capacitação e a pesquisa em 11 cursos de graduação da UFAM.

De acordo com o Ministério da Saúde, diagnosticar precocemente a doença é essencial para tratá-la de maneira eficaz, uma vez que as chances de retardar a evolução dos seus sintomas são maiores na medida em que o Parkinson é identificado logo no início. Os pesquisadores buscam desenvolver uma forma de identificar portadores do mal de Parkinson com mais rapidez e eficiência.

O método consiste na utilização das chamadas Redes Neurais Profundas, que consistem em uma espécie de simulação do cérebro humano realizada por meio dos computadores, ou seja, de inteligência artificial. Com a simulação, seria possível identificar sinais do Parkinson de forma bem mais fácil e prévia, o que poderia adiantar o início do tratamento do paciente, tornando-o mais eficiente contra o problema.

O projeto, que já passou por vários testes, foi submetido internacionalmente na 18ª edição do International Symposiumon Medical Information Processing and Analysis (SIPAIM). “Nosso objetivo é facilitar tanto a vida do médico, auxiliando no diagnóstico, quanto a do paciente, que terá o seu tratamento de forma bem mais antecipada”, afirma Cícero Costa Filho.