entrevista, noticia

Lançamento de Cartilha sobre Orientação Profissional

Na próxima sexta-feira, 28, a WP1-Psicologia lançará uma cartilha de orientação profissional no canal do YouTube do Projeto SUPER às 14h30. Para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, convidamos a professora e diretora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (FAPSI/Ufam), Profa. Dra. Iolete Ribeiro da Silva. Confira a seguir a entrevista realizada:

O que é orientação profissional e quais os benefícios que ela traz para quem está ingressando no mundo profissional?
A orientação profissional promove o autoconhecimento, o desenvolvimento do sentido da trajetória acadêmica e auxilia no planejamento profissional a curto e longo prazo. Os benefícios ao realizá-la são variados, mas têm como ponto em comum: compreender as condições e demandas atuais do mercado de trabalho relacionando-as com as expectativas e necessidades particulares de cada discente. Sendo possível planejar cada decisão profissional.

Como surgiu a ideia de produzir a cartilha?
Devido a pandemia de covid-19 a vida dos estudantes e o mercado de trabalho sofreram drásticas mudanças. Surgiram e surgem muitas dúvidas sobre o futuro e o próprio planejamento de carreira. Então tivemos a ideia de elaborarmos uma ferramenta que ajudasse os estudantes a se organizarem para passarem por esse momento com mais perspectivas.

Quais os resultados se esperam para quem ler essa cartilha?
Esperamos introduzir a temática de orientação profissional aos discentes que desconhecem o tema, além de apresentar diferentes estratégias para o discente conhecer/desenvolver suas habilidades e competências, atrelando a sua profissão ao mercado de trabalho.

O discente do SUPER que sentir que precisa de uma orientação profissional pode consultar o WP1-Psicologia?
Os discentes que sentirem necessidade de orientação podem entrar em contato através do e-mail (psicologia@super.ufam.edu.br), serão bem-vindos e acolhidos. Esperamos por eles!