divulgacao-cientifica

Estudo sobre detecção de estresse é desenvolvido por pesquisadores do Super

O estudo consiste em desenvolver um método que possa diagnosticar o estresse em seus estágios iniciais, com o intuito de prevenir doenças crônicas. 

O estresse é uma resposta do corpo a estímulos internos ou externos a qual está relacionado a alta carga emocional de uma pessoa. A partir disso, um estudo intitulado “Detecção de estresse usando redes neurais profundas”, foi desenvolvido por pesquisadores do projeto SUPER, com o objetivo de encontrar uma solução que possa prevenir picos de estresse num indivíduo. 

A pesquisa foi desenvolvida pelo aluno de graduação Vinícius Patrício Medeiros da Silva, o aluno de doutorado Fagner Cunha, pela Profa. Dra. Eulanda Santos e pelo Prof. Eduardo Souto. Todos estes pesquisadores estão ligados ao SUPER, um projeto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), patrocinado pela Samsung. 

Apesar de ser um mecanismo de defesa essencial para a sobrevivência, o estado de estresse torna-se prejudicial à saúde quando há exposição frequente, intensa e consistente. De acordo com um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país com maior nível de estresse em todo o mundo. 

Em números, 70% da população brasileira já apresentou sintomas relacionados ao estresse, que podem se manifestar em quatro categorias: físicas, emocionais, comportamentais e cognitivas.

Este trabalho de pesquisa tem como foco o desenvolvimento e avaliação de métodos que utilizam dados fisiológicos, tais como o volume sanguíneo, a atividade eletrodérmica e temperatura corporal, fornecidos por dispositivos vestíveis, para detectar e classificar os padrões de estresse dos indivíduos. Segundo o orientador do projeto, o Prof. Eduardo Souto: “A ideia é gerar um modelo computacional simples, mas eficiente, que possa ser inserido nos dispositivos vestíveis (por exemplo, relógios inteligentes).”

O estresse torna-se prejudicial à saúde quando há frequente, intensa e consistente exposição, resultando em vários malefícios físicos e mentais, entre eles: dor de cabeça, dificuldade para dormir, falta de concentração, depressão, ansiedade, e até mesmo dificuldade de engravidar. 

“Ter uma solução assim (um método que possa detectar o nível do estresse) ajudaria milhares de pessoas a procurar um tratamento precoce e, inclusive, evitar outras doenças decorrentes do estresse, como arritmias cardíacas, doenças de pele, entre outras.” destacou o Prof. Souto. 

O método de detecção de estresse proposto foi gerado a partir da análise de dados coletados por dispositivos vestíveis (smartwatches e smartbands). Essa análise foi feita utilizando técnicas avançadas de inteligência artificial, mas especificamente de aprendizagem de máquina. 

O SUPER é um projeto entre a SAMSUNG e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que visa estimular a capacitação e a pesquisa em 11 cursos de graduação da Ufam.