opiniao

Como lidar com as frustrações acadêmicas ?

A Universidade, sendo uma instituição humana, traz consigo desafios, conflitos e expectativas no cotidiano de seus discentes. Essas expectativas acadêmicas iniciais dos estudantes, tendem a influenciar a sua adaptação, persistência e sucesso acadêmico.

Os desafios e conflitos encontrados na universidade nem sempre são encarados de forma saudável, podendo gerar aspectos negativos como a frustração, que por sua vez pode desencadear desilusões, agressividade, solidão e chega a abalar o envolvimento institucional do aluno no meio acadêmico.

O indivíduo acaba sofrendo um bloqueio diante de suas metas, que dentro do ambiente acadêmico, irá interferir na realização efetiva das atividades universitárias.

O que é frustração?

A frustração é uma emoção que cresce dentro de uma pessoa quando algo ou uma situação a impede de alcançar seus objetivos e satisfazer suas necessidades ou satisfazer uma pulsão, sendo que quanto maior for a importância desse objetivo, maior será sua frustração, trazendo maiores insatisfações provocando a falta de vontade em uma pessoa, em poucas palavras a frustração priva a satisfação de um indivíduo perante seus desejos e necessidades.

O que posso fazer para lidar com essas frustrações?

Terapia

A terapia pode ser uma ferramenta poderosa para aqueles que não sabem como lidar com a frustração. Durante as sessões o psicólogo ajuda a entender as origens desse estado emocional, a identificar padrões de pensamentos que contribuem para a experiência, a explorar suas emoções de forma inteligente, ensinando técnicas de autocontrole e o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento.

Inteligência emocional

A inteligência emocional ajuda a conhecer as suas emoções e sentimentos para saber controlá-las.

Então quando sentir frustração, em primeiro lugar tente manter a calma e pense sobre o assunto de forma racional.

Muitas vezes é difícil fazer isso com a cabeça quente, então vá tomar um copo de água, saia do local onde você está e procure um lugar mais calmo e silencioso ou foque em alguma coisa que te acalma.

Pode ser um vídeo engraçado, uma música relaxante ou uma conversa com alguém. Depois, quando estiver mais calmo, volte e analise a situação.

Dicas importantes

Um pouco de calma e análise são necessárias aqui, muitas vezes um tempo que gente não está disposto a gastar planejando.

Mas analisar a situação como um todo, reconhecendo as limitações do caminho, estudando como superá-las e estabelecendo metas para alcançá-las pode ajudar.

Apesar da constante vontade de controlar as coisas à nossa volta, tem coisas que não estão ao nosso alcance. Sempre que você sentir que está indo muito ao mundo dos sonhos, tente colocar os pés no chão

Não é sobre não poder sonhar e muito menos sobre não ser otimista, mas em saber separar as coisas.

*Produzido pela Task Wp1- Psicologia do Projeto Super