O SUPER é um projeto entre a SAMSUNG e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que visa estimular a capacitação e a pesquisa em 11 cursos de graduação da UFAM. No campus de Manaus os cursos envolvidos são: Ciência da Computação, Engenharia Elétrica (Eletrônica, Telecomunicações e Eletrotécnica), Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Design. Já no Campus de Itacoatiara os cursos abrangidos são Engenharia de Produção, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.
- Reduzir a taxa de evasão;
- Formar profissionais com habilidades mais próximas à necessidade do mercado;
- Qualificação contínua em áreas de tecnologia;
- Aumentar a quantidade e qualidade dos(as) profissionais formados;
- Melhorar a estrutura dos cursos de graduação envolvidos.
O projeto terá duração de 05 anos, começando em abril de 2020. Sendo executado de forma cíclica, onde os editais irão se repetir, num processo de formação continuado, beneficiando alunos e alunas com entradas em diferentes anos na UFAM.
- Redução de 50% de evasão, em relação aos números de 2018, em cada curso de graduação envolvido no projeto;
- Aumento de 50% no número total de formandos de graduação em relação ao acumulado de 2014 a 2018.
- Capacitação Básica Comum: Abrange conhecimentos básicos comuns aos cursos envolvidos no projeto, tais como matemática, física, inglês técnico e habilidades socioemocionais.
- Capacitação Básica Específica em Computação, Engenharia e Design: cursos de capacitação e aperfeiçoamento em fundamentos básicos das áreas de conhecimentos específicos (Computação, Engenharia e Design);
- Capacitação em Áreas Tecnológicas Avançadas: oferecer aos estudantes oportunidades de participação em ações de qualificação e inovação em áreas estratégicas, resultando em desenvolvimento científico e tecnológico de alto impacto.
Não, você pode se inscrever em todos os editais que desejar e que tenha os requisitos. Isso aumenta sua chance de participar e ser bolsista do SUPER. Entretanto, se você for classificado em mais de um edital, você terá que optar por apenas um.
Os editais possuem diferentes requisitos, no caso os editais de matemática e física todos podem concorrer, inclusive alunos(as) de outros cursos da FT, desde que atendam aos pré-requisitos das matérias solicitadas. O SUPER foi a resposta da UFAM à decisão da Samsung de apoiar a formação de Recursos Humanos. A Samsung, como financiadora, apresentou previamente as áreas de interesse, envolvendo a capacitação e incentivo à pesquisa nos seguintes cursos de graduação da UFAM: Ciência da Computação, Engenharia Elétrica (Eletrônica, Telecomunicações e Eletrotécnica), Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Design.
O SUPER tem como um dos seus objetivos favorecer um ambiente acolhedor e inclusivo para as alunas pois estas, muitas vezes, têm dificuldades em permanecer em cursos majoritariamente formados por homens. Homens também podem se inscrever nesse, contudo o foco é para desenvolver atividades que procurem estimular a entrada de meninas em STEAM.
Conforme já mencionado, o público alvo do SUPER são alunos e alunas dos curso de Ciência a Computação, Engenharia de Software, Engenharias Elétrica (Telecom, Eletrônica e Eletrotécnica), Engenharia da Computação, Engenharia de Produção e Design. As atividades para os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software foram propostas e serão executadas pelo IComp, as atividades dos cursos de Engenharia elétrica e de Engenharia de Computação foram propostas e serão realizadas pelo CETELI e a FT foi a responsável pelas propostas dos cursos de Engenharia de Produção e de Design. Há também atividades que são comuns a todos os cursos apoiados. Entretanto, todos os eventos realizados pelo Projeto SUPER serão abertos ao público.
Sim, a coordenação da atividade que fará a designação do tutor de cada discente que for classificado no edital 8 de ICT. Entretanto, no edital 6 de monitoria, o professor ou professora será o da disciplina que você se candidatou. Por exemplo, no caso de circuitos elétricos com duas vagas, um vai ficar com o professor Florindo, outro com o professor Renan. No caso de Eletrônica Analógica, o classificado ficará com o professor Carlos. Ou seja, sempre o professor da disciplina do período.