Estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) desenvolvem aplicativo de aluguel de bicicleta como uma alternativa mais rápida, ecológica e benéfica à saúde. O aplicativo, intitulado X-CABIKE, visa ajudar as pessoas a se localizarem dentro do campus universitário por meio de transportes não motorizados, como bicicletas e patinetes. A pesquisa ocorre no âmbito do Projeto Super, desenvolvido em parceria com a Samsung com objetivo de estimular a capacitação e a pesquisa em 11 cursos de graduação da UFAM.
A mobilidade urbana dentro da Ufam, por meio de transportes motorizados tem se mostrado ineficiente em atender as expectativas dos usuários. Desenvolvido pelos estudantes Bruna Andrade, Maria Alice Prazeres e Guilherme Maia, sob orientação da Professora Claudete Barbosa Ruschival, o principal objetivo do X-CABIKE é incentivar os usuários a usar as bicicletas e patinetes com frequência através de um sistema de bonificação, como uma alternativa mais ecológica e mais benéfica à saúde.
Além de reduzir a emissão de gases poluentes e oferecer uma alternativa mais barata de transporte, a pesquisa busca melhorar a qualidade de vida dos usuários e oferecer uma opção mais barata de transporte. A bicicleta incentiva a atividade física diminuindo o risco de infarto, aumentando a capacidade respiratória e prevenindo a obesidade. Consequentemente, esta atividade física promove a saúde mental, uma vez que ela libera hormônios, relaxando a musculatura e reduzindo o estresse do ciclista.
Entre outras funções adicionadas ao aplicativo de aluguel de bicicleta, foi incluído um mapa com GPS para que o usuário pudesse se locomover sem se perder e tenha a rota mais curta sugerida para sua comodidade. Adicionalmente, o aplicativo também teria uma função que mostraria a localização dos amigos do usuário para acrescentar um elemento social na sua serventia.