evento

Super Tech Week terá palestras gratuitas e apresentação de projetos de inovação tecnológica

Incentivar jovens a conhecerem e se capacitarem nas áreas de tecnologia, com ênfase em computação, engenharia e design é um dos objetivos da Super Tech Week, evento será realizado entre os dias 03 e 05 de abril no Centro de Convivência (CDC) do Campus Universitário, Setor Norte, na Zona Sul de Manaus. O mesmo evento também ocorrerá nos dias 10 e 11 de abril no Campus da UFAM em Itacoatiara.

A iniciativa faz parte do Projeto SUPER, que é executado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e financiado pela Samsung Eletrônica da Amazônia(SEDA). 

 A Super Tech Week terá palestras com profissionais e pesquisadores, uma competição de matemática e a apresentação de mais de 100 atividades desenvolvidas pelos alunos e alunas do SUPER. Essas atividades são o resultado do terceiro ano do projeto, são soluções a problemas reais da indústria, da universidade e do dia a dia dos estudantes além de pesquisas extremamente atuais nas áreas do projeto que são: Indústria 4.0, inteligência artificial, interface com o usuário, aprendizagem de máquina, Internet das coisas, informática na educação, design de objetos, desenvolvimento web, qualidade na indústria, entre outros. 

 “Queremos envolver os estudantes e os futuros alunos da universidade, mostrando as atividades interessantes que estão sendo feitas na UFAM, no âmbito do projeto SUPER, motivar toda a equipe a continuar realizando um excelente trabalho e também prestar contas à sociedade do nosso terceiro ano de projeto”, comentou a coordenadora do Projeto SUPER, professora Tanara Lauschner.

 O SUPER tem o objetivo de estimular a formação e a pesquisa em 11 cursos de graduação da UFAM. No campus de Manaus os cursos envolvidos são: Ciência da Computação, Engenharia Elétrica (Eletrônica, Telecomunicações e Eletrotécnica), Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Design. Já no Campus de Itacoatiara os cursos são Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Engenharia de Software.

 “O SUPER tem por objetivo diminuir a evasão e capacitar os participantes para as necessidades atuais do mercado de trabalho. O projeto procura, principalmente, diminuir o gargalo do número de profissionais formados em áreas tecnológicas.”, disse Tanara.

A programação completa pode ser acessada pelo site stw.super.ufam.edu.br.